A cidade da Gabela, Cuanza Sul, acolheu o encontro para estabelecimento de Plataformas de Diálogo Público-Privados sobre a cadeia de valor do Café. Este evento foi promovido pelo Ministério da Agricultura e Florestas, durante os dias 16 e 17 de Novembro de 2022, na Estação Experimental de Café, Amboim, Cuanza Sul.
A sessão de abertura foi presidida pelo Chefe de Departamento da Agricultura, Eng. Abrão de Nascimento, em Representação do Director Provincial da Agricultura do Cuanza Sul, na presença do Chefe de Departamento do Instituto Nacional do Café, Eng. Nascimento Kaponde e do Sr. Waldo Torrez, Representante da Incatema Consulting & Engineering.
Participaram actores e partes interessadas do Projecto, bem como representantes de instituições do sector público ligados ao Ministério da Agricultura e Florestas, Representantes do Governo Provincial, Institutos de Investigação, Bancos e actores do sector privado com intervenção directa nas cadeias de valor consideradas como prioritárias para o Projecto.
O programa de dois dias contemplou sessões de debate e de trabalho em grupo onde, de entre outros, foram discutidos os temas seguintes: i) Diálogo Público-Privado para o desenvolvimento da cadeia de valor do café; ii) Temas críticos para o desenvolvimento da Cadeia de Valor do Café – renovação das plantações, cafés especiais, etc; iii) Alianças produtivas; iii) entre outros.
O evento enquadra-se no âmbito da implementação do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial de Angola (PDAC), financiado pelo Governo de Angola, Banco Mundial e Agência Francesa de Desenvolvimento. O Projecto apoia o Governo na promoção da diversificação económica, através da transformação agrícola e rural, estimulando a criação de condições para impulsionar a produtividade e a competitividade do sector.